Fale Comigo no MSN

rapaz.direito@hotmail.com / www.formspring.me/joaopaulobarra

quarta-feira, 28 de maio de 2008

MULHERES QUE FIZERAM HISTÓRIA

.
Ana Néri - A Primeira Enfermeira do Brasil
.
Ana Justina Ferreira Néri nasceu na vila de Cachoeira de Paraguaçu-BA, em 13 de Dezembro de 1814.
.
Viúva do capitão-de-fragata Isidoro Antônio Néri, viu seus filhos, o cadete Pedro Antônio Néri e os médicos Isidora Antônio Néri Filho e Justiniano de Castro Rebelo; seus irmãos Manuel Jerônimo Ferreira e Joaquim Maurício Ferreira, ambos oficiais do exército, serem convocados para a Guerra do Paraguai.
.
Ana Néri escreveu então ao presidente da província uma carta em que oferecia seus serviços como enfermeira enquanto durasse o conflito.
Partiu da Bahia, de onde nunca saíra, em 1865, para auxiliar o corpo de saúde do Exército, que era pequeno e contava com pouco material. Começou seu trabalho no hospital de Corrientes, onde havia, nessa época, cerca de seis mil soldados internados e algumas poucas freiras vicentinas. Mais tarde, assistiu os feridos em Salto, Humaitá, Curupaiti e Assunção.
.
Mulher de posses, com seus recursos montou na capital conquistada, na própria casa onde morava, uma enfermaria limpa e modelar. Ali trabalhou, abnegadamente, até o fim da guerra, na qual perdeu seu filho Justiniano e um sobrinho, que se alistara como voluntário da pátria.
.
De volta ao Brasil, em 1870, Ana Néri recebeu várias homenagens: foi condecorada com as medalhas de prata humanitária e da campanha e recebeu do imperador uma pensão vitalícia, com a qual educou quatro órfãos que recolhera no Paraguai.
.
Ana Néri morreu no Rio de Janeiro-RJ, no dia 20 de Maio de 1880.
.

2 comentários:

Lydia disse...

Que lindo João !!! Me senti homenageada hahahahahaha
Brincadeirinha ...

Eu sou enfermeira .. aliás sou quase enfermeira. Agosto termino meu curso.
É uma profissão maravilhosa, que escolhe vc. Muitas carreiras vc escolhe, mas só a enfermagem consegue escolher os profissionais que nela atuarão.
Amo o que eu estou aprendendo ...

Nessa linha, de enfermeiras e mulheres que fizeram história, vale a pena dar uma olhada na história da Pioneira da Enfermagem : Florence Nightingale.

Beijão !

Capitu,olhos de ressaca* disse...

Uau...
gosta de uma enfermeira joão?
hahahahhaha
zoação hein?
minha mãe tb é enfermeira...
enfim..eu conheço essa historinha...