Fale Comigo no MSN

rapaz.direito@hotmail.com / www.formspring.me/joaopaulobarra

terça-feira, 13 de maio de 2008

MULHERES QUE FIZERAM HISTÓRIA

.
Há 120 anos, no dia 13 de maio de 1888, o Brasil abolia a escravidão de uma vez por todas. A Lei Áurea foi assinada pela Princesa Isabel. Por isso gostaria de fazer esse post com esse título que, será um título contínuo aqui no blog, onde eu trarei um pouco de quem foram algumas mulheres que fizeram a História acontecer. Tudo isso em homenagem a todas vocês, leitoras.
.
Como hoje é comemorado o fim da escravidão, nada mais justo que falar daquela que assinou o Decreto Imperial que dava essa ordem.
.
Dona Isabel Cristina Leopoldina Augusta Miguela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon (Rio de Janeiro, 29 de julho de 1946 — Eu, França, 14 de novembro de 1921) foi princesa imperial do Brasil e regente do Império do Brasil por três ocasiões, na qualidade de herdeira de seu pai, o Imperador D. Pedro II e da Imperatriz Dona Teresa Cristina. É considerada a primeira chefe de estado das Américas, tendo sido uma das nove mulheres a governar uma nação durante todo o século XIX. Foi cognominada a Redentora por ter abolido a escravidão escravidão no Brasil. Após o casamento com o Conde d'Eu seu nome completo passou a ser Isabel Cristina Leopoldina Augusta Miguela Gabriela Rafaela Gonzaga de Orléans e Bragança.
.
A princesa Isabel foi também a primeira senadora
do Brasil, cargo a que tinha direito como herdeira do trono a partir dos 25 anos de idade, segundo a Constituição do Império do Brasil de 1824.
.
Com a morte de seu pai, em 1891, tornou-se chefe da Casa Imperial do Brasil
e a primeira na linha sucessória ao trono brasileiro, sendo considerada, de jure, Sua Majestade Imperial, Dona Isabel I, Por Graça de Deus, e Unânime Aclamação dos Povos, Imperadora Constitucional e Defensora Perpétua do Brasil.
.

2 comentários:

Capitu,olhos de ressaca* disse...

João tb é cultura!
heheh
beijosss

Lydia disse...

Que chique!
Parabéns pelo post.
Cultura nunca é demais!

beijos