.
Por toda a sua existência a mulher recebeu uma imensidão de 'papéis' na história da humanidade e na vida do homem. Foi culpada pelos pecados do homem, tratada com indiferença e com insignificância. Perseguida pela ideologia dos que se consideravam infinitamente superiores, e ainda hoje sofre com o machismo de alguns e a arrogância de outros.
.
Ao longo dos tempos a mulher foi conseguindo, gradativamente, ganhar respeito por parte dos homens e se firmar como agente de transformação na sociedade, na política, na economia e nas demais áreas da vida, agindo com maestreza, e, em certos momentos, como um bom 'jogo de cintura', nas funções que assumia. Ganhou direitos como o de cidadania, através do voto e do trabalho igualitário. Conquistou posições de prestígio, antes assumidas somente pelos homens. E não precisou pra isso perder o 'rebolado', o charme e a beleza que lhes acompanham tão naturalmente.
.
Mas apesar de toda a sua complexidade e mistério, a mulher mostrou qual o seu verdadeiro papel na história: o de parceiro atuante, junto com o homem, nos destinos da humanidade. Mostrou que existe para agir e interagir na vida social, que tem responsabilidade nos seus atos. Que tem a mesma capacidade que o homem em qualquer atividade por ele exercida. Que não é inferior em nada.
.
E, principalmente, mostrou, ao próprio homem, que, sem ela, ele seria imperfeito, faltando-lhe a melhor, e mais bela, parte que lhe cabe.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário