Fale Comigo no MSN

rapaz.direito@hotmail.com / www.formspring.me/joaopaulobarra

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

DEZEMBRO, O MELHOR MÊS DO ANO


Fugindo um pouco do tema do blog, gostaria de compartilhar um texto meu que escrevi em 2008 e já publiquei em outros blogs meus. Gosto muito desse texto porque ele fala daquilo que sinto por esse mês tão maravilhoso que é dezembro. Fica aí a mensagem para os leitores do OQOHP.



Particularmente eu adooooro o mês de Dezembro, principalmente o finzinho de ano que vai desde o Natal ao dia 31. Claro, e nem poderia deixar de gostar, afinal, é nesse época do ano que comemoro as 3 datas mais legais que são o Natal, meu Niver e o Final de Ano. É uma semana de muita festa, muita alegria e diversão.

Há pessoas que não gostam dessas datas porque ficam tristes e deprimidas. Talvez por quererem fazer algo espetacular, algo que fique marcado pra toda vida. Algo especial. E acabam por não conseguir. Por muito tempo também quis fazer coisas grandiosas nessas datas, principalmente no meu aniversário, coisas legais que não fiz durante o ano. Mas percebi que o melhor dessas datas é estar ao lado das pessoas que você gosta. Pura e simplesmente. Sem nada programado. Sem nada planejado. Apenas acordar e aproveitar o dia. "Carpie diem".

No fundo, no fundo, essas mesmas pessoas acabam por deixarem-se contagiar pelo clima vivido nessa época. Afinal, queiram ou não, é impossível não viver esse clima. Há menção em tudo que está a sua volta. Nos outdoors, na televisão, revistas, jornais, lojas, ruas, na conversa dos amigos. Por fim, ou você se isola de tudo completamente ou deixa-se levar pelo momento.

Por mais que se digam por aí que o Natal está diferente da sua gênesi, que é a celebração do Nascimento de Jesus, e que hoje se transformou apenas num dia para se estimular o consumo desenfreado de presentes e de mais um dia pra fazer aquela farra, é inegável que as pessoas passam a refletir mais sobre suas atitudes, se são boas ou más, e acabam por deixar o espírito do "fazer o bem" inflamar seus corações. Isso é importante. Mesmo que seja num único dia.

Parece que as pessoas ficam mais sensíveis nessa época, mais abertas a emoções. Tudo conspira a esse favor. É uma ótima época pra reconciliações, para o perdão. Para rever tudo que você fez no decorrer do ano. Para refletir sobre o que foi certo e o que foi errado. Se você deseja continuar no mesmo caminho ou se deverá mudar o rumo que sua vida está levando. O dia 31 é ótimo para isso. É nessa data que mais se promete. Promete-se tudo pra tudo e sobre tudo.

Mas o mais importante de tudo isso é a gente entender que o dia 1° de janeiro não é o começo de uma nova vida, mas sim de um novo ano. A nova vida que você tanto anseia, e que marca o dia 1° como início, não está na confluência dos Astros ou na conveniência do calendário gregoriano. Está na sua vontade de iniciar essa nova vida, a partir de si mesmo, do seu íntimo, da sua coragem de mudar, do seu despertar para novas experiências. Você poder mudar o rumo de sua vida a qualquer momento, em qualquer dia do ano. Não precisa esperar o dia 31 de dezembro. Está em você.

Nenhum comentário: