Fale Comigo no MSN

rapaz.direito@hotmail.com / www.formspring.me/joaopaulobarra

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

DIA DOS AMANTES


No Brasil, comemoramos hoje o Dia dos Amantes.

Para ilustrar esse dia e esse post, trago pra vocês a lenda dos Amantes de Teruel.

A lenda dos Amantes de Teruel conta a história de amor entre dois jovens da cidade espanhola de Teruel, Isabel de Segura e Juan Martínez de Marcilla.

A lenda é de uma antiga tradição medieval.

Em 1555, as múmias foram encontradas enterradas na capela de San Cosme y San Damian. Junto a eles, segundo o testemunho posterior do notário Yagüe de Salas, apareceu um antigo documento que continha o incidente.

No início do século XIII viveu na cidade de Teruel, Juan de Marcilla e Isabel de Segura, cujo início de amizade logo se transformou em amor. Indesejado pela família de Isabel, porque Juan não tinha posses, ele obteve um período de cinco anos para ficar rico.
Então, foi para a guerra e voltou para Teruel, mas já havia expirado o prazo.
Isabel havia se casado com um irmão do senhor de Albarracín.
Apesar disso, Juan foi capaz de reunir-se com Isabel em sua casa e pediu-lhe um beijo. Ela se negou e o jovem morre de dor.
No dia seguinte, foi realizado o funeral dele. Isabel se aproximou do caixão para dar-lhe o beijo que havia negado em vida. Quando ela encostou os lábios no corpo de Juan, caiu morta ao lado dele.


Juan de Avalos esculpiu a estátua que jaz sobre as múmias.

A serenidade fria dos amantes, cujas mãos não chegam a juntar-se, é um símbolo de um amor que está além dos conceitos humanos.


Um comentário:

Anônimo disse...

Pow achei interessante ,bonito mais mt triste @_@